Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE NO BRASIL
Renato Reis Nunes, Cícera Henrique da Silva

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Para que um país se torne economicamente desenvolvido e seja capaz de melhorar os serviços oferecidos pelo Estado para a população é necessário que tenha, dentre outros fatores, instituições de ensino com profissionais que desenvolvam pesquisa e formem cidadãos críticos e conscientes. Criados pela Lei 11.892/08, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Além de oferecer cursos técnicos e tecnológicos visando a formação de cidadãos críticos e conscientes, os Institutos Federais têm como objetivo serem espaços de construção e democratização do conhecimento. Neste sentido, o interesse desta pesquisa se centra nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em verificar se e como eles se conformam na construção e disseminação do conhecimento na área de saúde produzido pelos pesquisadores vinculados a estas instituições. Para tal, serão identificados os professores coordenadores dos cursos do eixo saúde e analisadas as formas de escoamento do conhecimento em saúde produzido pela Rede Federal e quais os canais utilizados para disseminação deste conhecimento, a partir dos indicadores registrados na plataforma Lattes. De forma complementar, serão encaminhados questionários semi-abertos a estes coordenadores, visando conhecer canais e fluxos não identificados nas etapas preliminares. Espera-se assim obter indicativos do processo de difusão do conhecimento científico em saúde dos Institutos Federais e seu alinhamento com a missão institucional.

Texto completo: PDF