Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIGITAL: O PONTO DE VISTA DOS BIBLIOTECÁRIOS GESTORES DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS
Ana Claudia Philippi Pizzorno, Elisa Delfini Corrêa

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Discute o tema competência em informação digital a partir de pesquisa realizada junto aos bibliotecários gestores das bibliotecas da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (ACAFE). Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevista e questionário, a partir dos quais foram investigados os usos pessoais e institucionais de mídias sociais. Buscou-se conhecer também qual a visão desses profissionais sobre as competências em informação digital desejáveis ao gestor com vistas a promover uma efetiva presença digital das bibliotecas universitárias. Os dados foram analisados à luz da literatura especializada sobre o tema e utilizando a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin. Os resultados apontam para a opinião unânime quanto a importância das mídias sociais para as bibliotecas universitárias e que, para atuar como gestor com foco na presença digital, os bibliotecários devem desenvolver habilidades técnicas voltadas às características dessas ferramentas; possuir atitude empreendedora, criatividade e motivação para conhecer o universo digital; buscar conhecimentos e atualização constante; e atuar de forma ética tanto para gerenciar as mídias quanto a equipe responsável por elas.  A análise propiciou uma reflexão sobre a importância da competência em informação digital na atuação do bibliotecário gestor em bibliotecas universitárias, a fim de promover a presença digital de suas unidades de informação no uso das mídias sociais, como forma de manter as bibliotecas atuantes e participativas com seus interagentes.

Texto completo: PDF