Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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A MEDIAÇÃO EM PROJETO DE LITERACIA DIGITAL: ASPECTOS SOCIAIS, COGNITIVOS, TECNOLÓGICOS E COLABORATIVOS
Benedito Medeiros Neto, Celia Revilandia Costa

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Social da Universidade de Brasília no Paranoá em parceria com o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã e direcionado à promoção da inclusão digital na comunidade do Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. O projeto `contou com a participação de graduandos dos cursos de Ciência da Computação e Pedagogia e envolveu uma amostragem de sujeitos composta por adultos em processo de escolarização tardia e matriculados em turmas de Educação de Jovens e Adultos e seus respectivos professores; jovens de vários níveis educacionais interessados em ampliar conhecimentos sobre utilização de recursos tecnológicos, especialmente de telefonia móvel inteligente e a comunidade em geral interessada em interação com computadores. As atividades ofertadas foram implementadas e incrementadas a partir das percepções dos sujeitos captadas em sessões de participatório e sistematizadas em relatórios, e serviram na identificação de demandas da comunidade em relação ao uso de tecnologias de informação e comunicação. A complexidade do processo exigiu a adoção de abordagem longitudinal, etnográfica e multivocal na perspectiva de captar a evolução das práticas adotadas em termos de assertividade a fim de fazer os ajustes necessários. A coleta de dados foi desenvolvida numa abordagem longitudinal pelo período de 12 (doze) meses permitindo uma análise comparativa de dois semestres utilizando técnicas tais como aplicação de questionários, realização de sessões de grupos focais (consideradas na perspectiva de participatório) e produção de relatórios acadêmicos. Embora em alguns momentos a evasão tenha se tornado um perigo real para concretização das metas acordadas, o fluxo comunicativo e multivocal entre os sujeitos envolvidos no processo direcionou o fluxo pedagógico na construção de uma experiência de aprendizagem significativa. O percurso analítico foi fundamentada nas reflexões sobre mediação em suas manifestações sociais, cognitivas e tecnológicas, destacando a importância de recursos discursivos coletivos como estratégia de avaliação de práticas de inclusão digital.


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