Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO COMO ESTRATÉGIA PARA A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO: O CASO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Luciana Moreira Carvalho, Pedro Alves Barbosa Neto

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Apresenta os resultados finais de uma pesquisa cujo objetivo foi mapear e analisar o mercado de trabalho dos egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2000 a 2013. O projeto se insere no grupo de pesquisa Informação na Sociedade Contemporânea, do Departamento de Ciência da Informação da UFRN. O objetivo desta comunicação é abordar aspectos da mediação da informação entre mercado e universidade, mediante o monitoramento do ambiente de trabalho dos egressos. A pesquisa, de caráter descritivo, teve como público-alvo os egressos do curso de Biblioteconomia da UFRN. Os dados foram coletados através de questionário on-line enviado aos 312 egressos do período de 2000 a 2013, e cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Do total de questionários enviados, tivemos um retorno de 152 respostas, equivalente a aproximadamente 49% do total. Os principais resultados desta pesquisa apontam para o perfil de um bibliotecário jovem, com renda de até três salários mínimos, casado, atuando geograficamente na cidade de Natal e que está inserido no mercado tradicional das bibliotecas, predominantemente universitárias. Os conhecimentos utilizados no cotidiano são oriundos da área de gestão de unidades de informação. A pesquisa sinaliza para a necessidade de se incentivar os estudos de empreendedorismo e consultoria na formação acadêmica, como forma de estimular a atuação dos egressos em espaços inovadores. Como recomendação, aponta para a necessidade de investigar e analisar os egressos periodicamente, não apenas no Rio Grande do Norte, através do curso de graduação em Biblioteconomia, mas em todo o Brasil, para ser construído, de forma real e legítima, um cenário sobre a situação dos egressos no mercado de trabalho e, assim, dialogar com as instâncias de formação acadêmica.

Texto completo: PDF