Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PRESERVAÇÃO DIGITAL DA INFORMAÇÃO TEXTUAL E MULTIMÍDIA EM SAÚDE NA WEB OF SCIENCE (WoS)
Josiane Mello, Angel Freddy Godoy Viera

Última alteração: 2016-12-02

Resumo

O presente estudo é parte inicial da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesta perspectiva, este pôster tem por objetivo mapear a produção científica sobre preservação digital da informação textual e multimídia em saúde na Web Of Science (WOS), utilizando um processo estruturado de busca, denominado de Design de busca, proposto por Vianna, Ensslin e Giffhorn (2011). A metodologia de busca empregada trata-se de um levantamento bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa. Os resultados obtidos permitem afirmar, com ressalvas, pois a pesquisa foi realizada apenas em uma base de dados, que a temática é relevante e a produção de artigos no tema é crescente, pois em 2011 recuperaram-se apenas 01 documento e em 2015 recuperaram-se 03. Tais publicações concentram-se, especialmente, nas áreas de Saúde e Computação, seguido das áreas de Gestão e Ciência da informação. E por fim, recomenda-se ampliar tal estudo fazendo uso de indicadores bibliométricos e outras ferramentas computacionais de apoio, bem como a aplicação destes em bases de dados na área da saúde para um amplo mapeamento da produção científica na referida temática.

Texto completo: PDF