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O PATRIMONIO CULTURAL UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: OS ACERVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ethel Rosemberg Handfas, Marcus Granato, Marta Catarino Lourenço

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


O Patrimônio Cultural Universitário de Ciência e Tecnologia, parte expressiva do Patrimônio Cultural de C&T, constitui-se dos objetos e outros elementos tangíveis e intangíveis remanescentes do ensino e da pesquisa científica e tecnológica realizados na universidade. Este texto trata do patrimônio deC&T materializado nos artefatos, instrumentos, equipamentos, máquinas, plantas-piloto, montagens ou outros tipos de utensílios, peças e materiais que, originalmente concebidos para uso nos laboratórios de pesquisa e salas de aula, perderam sua utilidade para essas finalidades e, por motivos e decisões diversas, restaram guardados na universidade sob variadas condições. São apresentadas reflexões e alguns resultados de estudos, ainda preliminares, sobre objetos de C&T que serviram à pesquisa e ensino científico e tecnológico relacionados às áreas das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra produzidos até os anos 1960 e que se encontram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A metodologia de abordagem dos objetos e acervos privilegiou a observação in loco, a ser complementada por meio de entrevistas estruturadas com perguntas abertas realizadas com pesquisadores, professores, técnicos nos laboratórios de pesquisa e com profissionais de museus nos diversos espaços museológicos que guardam acervos de C&T. Em grande parte, foram reveladas as circunstâncias que determinam a constituição ou não desses acervos, das condições em que se estabelecem alguns processos de musealização e da maneira como se encontram guardados ou preservados. O estudo reflete a preocupação com a preservação desse patrimônio que tem na pesquisa e ensino nas universidades importante loci de produção de conhecimento científico e tecnológico e, portanto, da implementação do aparato científico e técnico que, se preservado, poderá servir como fonte para a pesquisa em Museologia e aos estudos sobre os museus de ciência e à história das ciências, do ensino e do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiros.

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