Última alteração: 2016-11-21
Resumo
Investiga a prática da educação de usuários em bibliotecas universitárias na perspectiva da construção para a competência em informação sob a ótica das inter-relações de acesso, uso e necessidades de informação associadas ao estudante/usuário de graduação. Objetiva verificar as percepções quanto aos conhecimentos ou habilidades em informação adquiridos pelos estudantes, por meio das ações ou atividades de educação de usuários promovidas pelas bibliotecas universitárias, contribuindo na formação de competências em informação. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho o survey como método; instituiu como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento o questionário, aplicado a 2.133 estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento. Os resultados encontrados forneceram evidências de que a prática de educação de usuários desenvolvida no âmbito das bibliotecas universitárias necessita de uma nova (re)significação para contribuir com a competência em informação dos estudantes dos cursos de graduação presenciais.