Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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CANAIS DE DEMANDA, DE ACESSO E DE USO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS NO AMBIENTE DE AEROTRÓPOLE
Carlos José Vieira Martins, Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Respício Antônio do Espírito Santo Junior

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


O desenvolvimento e transformações dos aeroportos, em pouco mais de cem anos de existência, originou no final do século XX, o surgimento de aerotrópole, cujo conceito corresponde à criação de uma cidade ao redor de um aeroporto, ao invés da construção de aeroportos para uma cidade.  Por ser um conceito novo, motivou esta pesquisa, cujo objetivo foi verificar os canais de demanda, de acesso e de uso da informação estratégica para organizações que desejem integrar o ambiente de aerotrópole, além da análise dos conceitos.  Pesquisa exploratória metodologicamente constando de uma revisão de literatura para embasar a questão e os conceitos de aeroportos e aerotrópoles, e na parte empírica seis entrevistas com executivos de aeroportos europeus e aplicação de questionários enviados pela Internet, dos quais foram recebidas 71 respostas de todos os continentes.  Os resultados demonstraram que a informação é a chave nos planos de negócios urbanísticos, econômicos e aeroportuário, no ambiente de aerotrópole; que a Gestão Estratégica da Informação considera variáveis internas à organização (pontos fortes e fracos) e externas (oportunidades e ameaças), na qual o mapeamento do ambiente externo é um facilitador.  Há diferença de visão entre os dois grupos de profissionais pesquisados e convivência entre os canais de comunicação e informação novos, eletrônicos,  e os quase em extinção, como impressos.

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