Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO E MEMÓRIA NA CASA DE OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ: ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE INICIATIVAS DE MEMÓRIA ORGANIZACIONAL.
Erica de Castro Loureiro, Ricardo Medeiros Pimenta

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


O presente trabalho discute o conceito de memória e sua abordagem segundo a perspectiva da aprendizagem e do conhecimento, com o objetivo de estabelecer iniciativas de memória organizacional. A partir da reflexão de autores que tratam especificamente do tema da memória em organizações, e da discussão de outros temas correlatos, tais como esquecimento, influência do presente, memória em grupos sociais, documentos e arquivos, são abordadas algumas das questões que devem ser consideradas por instituições que pretendam propiciar, por meio de iniciativas de memória organizacional, uma melhor circulação interna de informações, experiências e conhecimento, levando ao reforço de sua identidade e a uma maior aprendizagem organizacional. No intuito de desenvolver uma iniciativa com esse fim em uma instituição de memória específica, a Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), apresenta os resultados de um estudo que recupera parte da trajetória desta instituição a partir da narrativa de alguns de seus membros fundadores. A visão desses membros pioneiros é complementada com a percepção de alguns dos atuais gestores da COC, com o intuito de identificar temas relevantes para uma iniciativa com esse fim a ser desenvolvida na instituição.


Texto completo: PDF