Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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SERVIÇO DE EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO
Diego Monsani, Jordan Paulesky Juliani

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Unidades de Informação oferecem, entre seus serviços, um conjunto de atividades dedicado para educação de seus usuários, visando torná-los competentes no manuseio dos diferentes suportes e cientes dos espaços da biblioteca. Preocupado em tornar esse serviço de educação de usuários mais atraente à comunidade, o presente estudo tem como objetivo geral reestruturar o serviço de educação de usuários da Biblioteca do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio, utilizando as técnicas de gamificação que, no âmbito desta pesquisa, é definida como a aplicação de mecânicas e design de jogos em tarefas cotidianas. Para alcançar o objetivo, executou-se uma pesquisa exploratória e de natureza aplicada utilizando o método de pesquisa-ação, planejando a gamificação do serviço de educação através de cinco seminários, culminando em uma atividade no molde de uma caça ao tesouro, contendo oito missões obrigatórias e três missões bônus.


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