Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
TRANSPARÊNCIA E BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA: ANÁLISE DE PADRÕES E PRINCÍPIOS NOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Luzia Zorzal, Georgete Medleg Rodrigues

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

A governança é um dos temas que vêm ocupando a agenda dos gestores atuais e está entre os mais importantes desafios das organizações/instituições públicas ou privadas. A função fundamental da boa governança é assegurar que, atuando no interesse público, as entidades alcancem os resultados previstos e isso implica contemplar os princípios de governança.  Uma boa governança vincula-se à transparência, à equidade, à accountability, à compliance, a produzir resultados eficientes e a ter mais controle social e menos corrupção. A problemática dessa comunicação parte dos resultados de uma tese de doutorado em Ciência da Informação concluída em 2015 que pesquisou o nível de transparência dos Relatórios de Gestão de universidades, à luz dos princípios de boa governança na Administração Pública Federal. Apresenta a categoria governança e suas subcategorias de análise. Trata-se de investigação de natureza exploratória, descritiva, qualitativa, bibliográfica e documental. Do universo de 63 universidades federais brasileiras foram selecionadas as cinco que estavam no topo do Ranking Webometrics em julho de 2013, correspondendo a cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil. Os resultados apontaram que para a categoria governança, das cinco universidades estudadas nenhuma atingiu o patamar de alta transparência de acordo com o que foi definido na metodologia, em relação à intensidade do nível de transparência com cinco graus na escala de valores. As cinco universidades federais pesquisadas classificaram-se no nível médio. Os dados evidenciam que, para favorecer o desempenho nos resultados no ranking da transparência, as instituições necessitam implantar as práticas de boa governança, com o objetivo de ampliar a transparência ativa prevista na lei brasileira de acesso à informação.

Texto completo: PDF