Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COMPARANDO MÉTODOS DE AVALIAÇÕES DE USABILIDADE, ENCONTRABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Celio Andrade Santana, Rebeka Andrade ALCÂNTARA, Sandra Albuquerque Siebra, Bruno Tenório Ávila

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Tem como objetivo identificar quais aspectos são considerados em avaliações de usabilidade, encontrabilidade e experiência do usuário em sistemas de informação. Esta pesquisa tem duas questões centrais: (i) Qual é a diferença entre os diversos tipos de avaliações de interação humano-sistema e se (ii) existe diferença entre métodos que não consideram as impressões do usuário daqueles que consideram? Para responder a estas perguntas foram avaliados quatro tipos de testes nos quais dois não consideravam as opiniões do usuário (Avaliação Heurística e a Avaliação de Encontrabilidade) e outros dois eram exclusivamente baseados nas impressões destes (Teste de Usabilidade - SUS e o Teste de Experiência do Usuário). Os métodos escolhidos foram: (i) avaliação heurística de Nielsen, (i) avaliação da encontrabilidade baseadas na análise da tarefa e Keystroke Level Method (KLM), (iii) avaliação de usabilidade SUS (System Usability Scale) e (iv) avaliação da experiência do usuário baseado no UEQ (User Experience Questionnaire). As avaliações foram realizadas em duas funcionalidades de um sistema de gestão acadêmico e para cada uma delas, foi analisado como sete aspectos eram avaliados: (i) interface, (ii) localização, (iii) efetividade, (iv) custo, (v) intuitividade, (vi) utilidade e (vii) experiência. Foi observado que cada método de avaliação, sozinho, observa um ou dois dos aspectos analisados e que a utilização conjunta dos métodos promove maior abrangência na avaliação aspectos escolhidos. Também foi observado que os métodos de avaliação são mais influenciados pelo seu propósito do que por quem fará a avaliação, reconhecendo que testes baseados nas respostas dos usuários são imprescindíveis para observar impressões qualitativas do usuário, tornando essa abordagem obrigatória em alguns testes.

Texto completo: PDF