Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A INFORMAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO NORDESTE
Ana Paula de Oliveira Villalobos, Eunice de Jesus Santos

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

São vastas as experiências na educação com a tecnologia digital em sala de aula em diferentes regiões brasileiras. A pesquisa objetiva analisar as políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas das capitais, localizadas na Região Nordeste. Pretende-se inicialmente mapear as escolas que farão parte da investigação. Em seguida, identificar quais os dispositivos digitais móveis usados nas escolas e por fim, caracterizar a informação digital acessada pelos discentes. Em relação aos objetivos a pesquisa é considerada descritiva e em relação à abordagem se caracteriza enquanto qualitativa e quantitativa. As técnicas adotadas são baseadas em questionários e entrevistas com estudantes e professores. Os resultados preliminares demonstram que dos nove estados Nordestinos, Pernambuco é o único que restringe o uso do celular em sala de aula através da Lei n° n° 15.507, de 21 de maio de 2015. A utilização do tablet não foi constatada apenas no estado do Piauí e em relação ao notebook observa-se a adoção nas escolas da Bahia, Ceará, Pernambuco (para professores) e Rio Grande do Norte. Devido ao aspecto das escolas possuírem autonomia em relação à utilização dos dispositivos digitais móveis, foi constatado que não existe uma padronização nesse sentido.

Texto completo: PDF