Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
APLICAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NAS MODELAGENS DE CONTEÚDO E NAVEGAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA PARA O IFES
Bruno Pacheco Coelho Leite, Cláudio José Silva Ribeiro

Última alteração: 2016-10-05

Resumo

Esta pesquisa busca apresentar como os elementos provenientes da Arquitetura da Informação podem contribuir no planejamento de um Repositório Institucional para uma Instituição de Ensino Pública Federal. Para que esses ambientes informacionais digitais possam reunir e disponibilizar de maneira organizada, toda a produção científica proveniente da sua instituição, necessita-se pensar em artifícios que auxiliem no armazenamento e recuperação de todos esse conteúdo, independente da variedade dos seus formatos. Assim, propõe-se uma estrutura de organização da informação de um Repositório Institucional para o Instituto Federal do Espírito Santo. Os objetivos específicos buscam analisar os aspectos teóricos e metodológicos que envolvem a Arquitetura da Informação para embasar a elaboração da estrutura informacional de um Repositório Institucional para o referido instituto; coletar suas informações institucionais com o propósito de identificar e analisar as propriedades dos conteúdos presentes no âmbito organizacional; representar os componentes da estrutura informacional do repositório supracitado. No que se refere a metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. Como resultados, obteve-se a criação de modelos de conteúdo e navegação para o ambiente informacional que é objeto deste estudo. A partir das análises dos modelos, concluiu-se que a Arquitetura da Informação pode fornecer um nível adequado para organização da informação dentro de um Repositório Institucional. Constata-se que o processo de modelagem auxilia no enriquecimento da representação dos conteúdos além de ser importante para que o arquiteto da informação identifique possíveis falhas no projeto.

Texto completo: PDF