Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO SUBSÍDIO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA CONTÁBIL
Suzana Lucena Lira, Emeide Nóbrega Duarte

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Trata de uma pesquisa em andamento, que apresenta a problemática de processamento da gestão do conhecimento e a possível implantação de uma comunidade de prática para setores contábeis de universidades federais. O objetivo geral dessa fase da pesquisa é de analisar a proposta de criação de uma comunidade de prática que auxilie a gestão do conhecimento em setores contábeis de Universidades Federais Nacionais. Nos aspectos metodológicos, do ponto de vista da abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando-se as interações entre o pesquisador e o mundo pesquisado, neste caso, a comunidade contábil onde os fenômenos humanos acontecem, por criarem e atribuírem significados às inter-relações sociais. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os resultados preliminares apontam que há possibilidade de se implantar uma comunidade de prática onde possam ser partilhados conhecimentos individuais e transformados em conhecimento corporativo, visando melhorar os processos de gestão do conhecimento.

Texto completo: PDF