Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
INICIATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA
Juliana Rocha de Faria Silva, Fernando William Cruz, Luiza Beth Nunes Alonso, Edilson Ferneda

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


A convivência em espaços virtuais contribui para potencializar o diálogo, particularmente quando o objetivo é o de preservar e disseminar a diversidade cultural. Aparatos tecnológicos no tratamento e na organização da informação da música, no caso da música brasileira, do Répertoire International des Sources Musicales, da Biblioteca Nacional do Brasil, da Library of Congress e do Acervo Digital do Instituto Antonio Carlos Jobim apresentam a possibilidade de promoverem modificações nas formas como os indivíduos se relacionam e aprendem ao oferecer novas possibilidades de contato, conhecimento e compartilhamento de experiências culturais, viáveis pelo acesso, conectividade e agilidade do espaço cibernético, que de outro modo estariam reduzidas ao conhecimento de pequenos grupos. A música enquanto uma manifestação material e imaterial não mais se restringe a um território ou a uma forma previamente determinada pela indústria cultural. O ciberespaço viabiliza a desterritorialização da interpretação e compreensão da expressão musical contribuindo para a construção da cibercultura, uma cultura com uma infinidade de atores com as mais diferentes formações sociais, políticas e culturais, com potencial para criar a transculturalidade ao antever a possibilidade de criações musicais independentemente de bases territoriais físicas e culturalmente restritivas. Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre a multiplicidade de mudanças e impactos promovidos pelos avanços tecnológicos. Novos horizontes possíveis são algo real e presente na sociedade atual. Neste artigo, descrevemos os aparatos tecnológicos com potencial para a criação de novos contextos e estruturas musicais e culturais com o propósito de potencializar a contribuição para a música brasileira diante de um quadro no qual faltam estudos de usuários e a dificuldade de interoperabilidade entre os sistemas internacionais e a iniciativa brasileira é algo a ser superado.

Texto completo: PDF