Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA MATEMÁTICA BRASILEIRA NA WEB OF SCIENCE (2004-2013)
Daniela Gralha de Caneda Queiroz, Ana Maria Mielniczuk de Moura

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar as características da produção científica da matemática brasileira através dos artigos indexados na base de dados Web of Science no período de 2004 a 2013. É um estudo bibliométrico cujos dados foram analisados sob a figura de tabelas, gráficos e figuras gerados através do uso dos softwares Excel, BibExcel e VOSviewer. Apresenta como resultados a recuperação de 8625 artigos, com taxa de crescimento anual de 8,04%, os quais foram produzidos por 8929 autores diferentes, resultando em 22268 autorias no total, predominando os artigos escritos por grupos de 2 ou 3 autores, com média de 2,58 e desvio-padrão de 1,15. Mostra que o idioma predominante nos artigos foi o inglês, com 99,49% e que os temas mais frequentes foram sistemas e equações. Identifica 526 periódicos, com destaque para o International Journal of Quantum Chemistry, como o periódico que mais fez publicações, e para o Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, único periódico brasileiro encontrado. Constata a presença de 74 países e 1342 instituições (77,2% delas estrangeiras), onde Brasil, Estados Unidos e França foram os países cujas instituições mais apareceram; São Paulo, "Brasil em Geral" (denominação dada às instituições de âmbito federal) e Minas Gerais foram as regiões do Brasil cujas instituições mais se destacaram; e Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Campinas foram as instituições que mais publicações fizeram. Conclui que a área encontra-se em franco desenvolvimento, com significativa internacionalização.

Texto completo: PDF