Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
GESTÃO DA QUALIDADE EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: METODOLOGIAS E MODELOS PARA CONTROLE
Daniela Spudeit, Delsi Fries Davok, Marcia Silveira Kroeff

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Pesquisa bibliográfica que objetiva verificar como ocorre à gestão da qualidade em unidades de informação focada nos processos a partir de três frentes: a identificação de pressupostos teóricos da gestão da qualidade, mapeamento das principais medidas de controle de qualidade usadas nas unidades de informação e análise das metodologias e modelos de gestão da qualidade. A coleta de dados ocorreu nas bases de dados E-LIS, LISA, BRAPCI e SCIELO, além dos anais do SNBU e CBBD abrangendo o período de 2000 a 2014. Em relação aos pressupostos teóricos da gestão da qualidade foram apresentadas as contribuições deWilliam Deming, Philip Crosby, Armand Feigenbaum, Joseph Juran e Kaoru Ishikawa. As principais metodologias e modelos utilizados para gestão da qualidade em unidades de informação são SERVQUAL, Balanced Scorecard, normas da série ISO 9000, PDCA, 5S, TQM e ISO 11620. Mais da metade dos estudos apresenta experiências teóricas com ênfase em bibliotecas universitárias. Não foram localizados estudos em bibliotecas escolares e públicas. A literatura nacional e internacional tem evoluído, apresenta relatos de experiências práticas com o uso de metodologias e técnicas de controle de qualidade em ambientes informacionais para mensurar e garantir a satisfação dos interagentes. Os resultados devem viabilizar reflexões e tomadas de decisões, bem como podem corroborar para a construção de um modelo teórico-empírico de gestão da qualidade em unidades de informação, com foco nos processos.

Texto completo: PDF