Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO FLUXO E USO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE POR GESTORES DE SAÚDE NOS NÍVEIS DE DECISÃO LOCAL, ESTADUAL E FEDERAL.
Vanessa de Lima e Souza, Josué Laguardia, Cícera Henrique da Silva, Maria Manuel Borges

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


O modelo Sense-making de estudo centrado no usuário de informação (Dervin, 1983; 1999; 2003), que considera a perspectiva de tomada de decisão orientada por problemas e focada no conteúdo da decisão em uma dimensão cognitiva, será utilizado para avaliar o uso da informação por gestores de saúde e seu fluxo nos níveis de decisão local, estadual e federal. O cerne desta abordagem tem como base o trinômio ‘situação – lacuna – uso’, consistente com o modelo de tomada de decisão também cognitivo que considera a informação como sendo uma construção do sujeito que se dá de forma ativa, dinâmica e intuitiva. Dervin propõe que ao fazer uso da informação, o usuário consegue transpor os vazios que aparecem no seu caminho, reduz as incertezas, informa-se, instrui-se e faz progressos no caminho da ação - a tomada de decisão em saúde. O estudo qualitativo, de cunho analítico e descritivo baseado na metodologia de estudo de caso, a ser realizado no Rio de Janeiro, fará entrevistas em profundidade com quinze gestores de saúde e profissionais da informação do Hospital Federal de Bonsucesso, da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, bem como gestores do Ministério da Saúde. Os achados do estudo servirão de subsídio para a melhoria da tomada de decisão e, consequentemente, da administração do sistema e serviços de saúde.

Texto completo: PDF