Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
REGISTRO DE PATENTES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM BASES INTERNACIONAIS
Maria Aparecida Pavanelli, Ely Francina Tannuri de Oliveira

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

A questão que motivou esta pesquisa se refere à importância das universidades brasileiras no processo de inovação tecnológica, indagando-se: estão as universidades brasileiras e empresas  alinhadas com o processo de inovação tecnológica? Das universidades brasileiras mais destacadas nos registros de patentes na base de dados Derwent Innovations Index da Web of Science, quais delas têm visibilidade internacional? O objetivo geral desta pesquisa é analisar os dados relativos aos registros de patentes de universidades e empresas, no período de 2010 a 2015, na Base de dados Derwent Innovations Index da Web of Science, de forma a fornecer visibilidade da internacionalização destes registros. De forma mais específica, analisar o número de universidades e empresas com patentes indexadas internacionalmente, procurando destacar as mais produtivas e as áreas do conhecimento mais indexadas. Como procedimento de pesquisa, buscou-se a relação de todas as universidades brasileiras, registrando-se o total de 129, verificando os estados brasileiros de maior concentração das mesmas. Em seguida, utilizou-se a Base de dados Derwent Innovations Index da Web of Science, buscando-se a sigla BR* em número de patentes e o período desejado. Utilizou-se da ferramenta Nome do depositante e, após em Refinar mais opções de valores, obteve-se a listagem com os primeiros 500 nomes do depositante (por contagem do registro) das empresas e/ou universidades com o maior número de registros, nas 23 áreas do conhecimento. Para análise dos dados, as universidades foram separadas por região e listados os nomes das empresas com registros indexados com pelo menos 100 registros. Como resultados finais, destaca-se que a concentração das pesquisas nas universidades e centros de pesquisa é extremamente positiva, com ampla divulgação das informações de patentes nesses âmbitos, como também a representatividade brasileira em bases de patentes internacionais.

Texto completo: PDF