Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE ESTÁGIO CURRICULAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Adaci A O Rosa da Silva, Asa Fujino

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Discute o estágio curricular supervisionado como elemento de articulação entre teoria e prática na formação dos alunos. Partindo do pressuposto que a análise da prática pedagógica nas disciplinas associadas ao estágio curricular poderá apontar novas estratégias de intervenção que aliem o desenvolvimento do aluno à sua integração nos espaços sociais e do trabalho, a pesquisa teve como objetivos o mapeamento, análise e discussão da produção científica sobre o tema na Ciência da Informação, a partir de artigos científicos no ENANCIB e na BRAPCI, nos anos 2000 e 2014. Foram encontrados 31 trabalhos. Embora, a maioria sinalize para o papel significativo do estágio na formação dos alunos, poucos trabalhos tratam a disciplina como estratégia de inserção dos graduandos no mundo do trabalho, com exigências que demandam uma celeridade que não é possível na academia.

Texto completo: PDF