Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICA INFORMACIONAL EM CAMPOS E DOMÍNIOS INTER E TRANSDISCIPLINARES: UM RECORTE CONCEITUAL
Marianna Zattar, Regina M. Marteleto, Marta Pedro Varanda

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Esta comunicação é um recorte conceitual de uma tese de doutorado, em desenvolvimento, que estuda o processo de produção do conhecimento e as práticas informacionais em grupos de pesquisa no domínio do conhecimento e campo científico da Governança da água, por meio das configurações das redes dos pesquisadores. Trata-se de um domínio complexo, de caráter teórico-prático inter e transdisciplinar, ao requerer a participação integrada de diversas disciplinas na reflexão das questões atinentes à gestão das águas, tanto quanto de outros atores do próprio campo científico e da sociedade. No presente recorte apresenta-se uma abordagem inicial sobre os conceitos de campo (Pierre Bourdieu) e de domínio de conhecimentos (Birger Hjørland e Hanne Albrechtsen), complementares para a demarcação do estudo sobre a área de Governança da água. Em seguida apresentam-se linhas teóricas que tratam da necessária atitude teórico-prática inter e/ou transdisciplinar nos processos de produção, mediação e apropriação de conhecimentos e da participação de novos atores sociais, sobretudo quando se trata de campos ou domínios cuja composição extrapola as fronteiras disciplinares tradicionais e o entendimento do fazer científico como exclusivo dos pesquisadores e dos saberes da ciência (Rick Szostak, Claudio Gnoli e María López-Huertas). Para isso, são empregados os conceitos de rede social e de prática informacional como elementos operacionais na análise empreendida no campo empírico da pesquisa. Os resultados e as considerações parciais da exploração conceitual apresentada mostram que a relação entre campo e domínio e a compreensão teórico-prática da inter e transdisciplinaridade podem ser uma alternativa na abordagem crítica de fenômenos complexos que extrapolam os limites disciplinares e a participação exclusiva de atores acadêmicos na produção do conhecimento.



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