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MUSEUS DE ARTE, INFORMAÇÃO E PÚBLICO: A DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA COMO HORIZONTE
Julia Nolasco Leitão de Moraes

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Apresenta-se a divulgação artística como conceito que inspira problematizar a relação entre museus de arte, informação especializada de/sobre arte e público. Argumenta-se que os princípios da divulgação da informação especializada em museus, seja qual for a natureza do acervo, inspiram pensar na musealização como conjunto de ações que objetiva criar condições para que diferentes segmentos de público tenham acesso autônomo não somente às coisas que compõem as coleções dos museus, mas, também e principalmente, à poesia das coisas. Para o desenvolvimento da proposta, o artigo se subdivide em um primeiro item dedicado a apresentar as especificidades do discurso de divulgação da informação especializada em museus e, num segundo, a considerações e desafios que envolvem a relação entre museus de arte, informação e público. Entendendo a divulgação artística como estratégia voltada à sensibilização e familiarização com a informação artística, o trabalho defende que esta seja encarada como horizonte e não apenas atividade estanque no processo de musealização do patrimônio, o que estimula o aprofundamento do debate em torno da inclusão e da ampliação do acesso aos museus de arte por múltiplos segmentos de público.

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