Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM INOVADORA NA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO I
Antonio Wagner Chacon Silva, Jefferson Veras Nunes

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Relato de pesquisa qualitativa que objetivou verificar a eficiência, eficácia e efetividade de uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora empreendida na disciplina Tecnologias da Informação I, ministrada para os alunos matriculados no primeiro semestre letivo do ano de 2016, no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica em Fortaleza. Apresenta base teórica multidisciplinar relacionada à cognição, assim como: a Teoria da Cognição de Santiago, de Humberto Maturana; a relação entre matéria e memória, conforme Henri Bergson; a recursividade da percepção da repetição e da diferença, segundo Gilles Deleuze; e a Teoria do Psiquismo, conforme Sigmund Freud. Expõe as técnicas pedagógicas empreendidas na disciplina, destinadas a capacitar os alunos a aprenderem de forma autopoiética. Descreve uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada nas análises de conteúdos das histórias de vida educacionais de cada um dos alunos, das suas autoavaliações das aprendizagens e das avaliações que elaboraram sobre a metodologia de ensino-aprendizagem e do ministrar da disciplina pelo professor. Na análise dos dados, mostra expressões dos alunos que se coadunam com as bases teóricas e se consubstanciam em indícios conducentes a considerações finais ensejando a adequação da metodologia de ensino-aprendizagem empreendida aos objetivos da disciplina.

 


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