Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O CENIM, A BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES DA UFRJ E A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Ana Paula Alves Teixeira, Icleia Thiesen

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as relações entre o Centro Nacional de Informação em Microbiologia (CENIM), criado no âmbito da Biblioteca do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) e a produção do conhecimento tanto no campo da Microbiologia quanto no da Biblioteconomia. Analisa narrativas de personagens que contribuíram para a reconstrução da memória institucional a partir do centenário de seu patrono. A exposição “Um olhar memorialista sobre a Ciência” é a culminância das comemorações do centenário do professor Paulo de Góes, o que faz da biblioteca do IMPPG possível lugar de memória dos microbiologistas da URFJ. Torna-se imperativo dar sentido aos objetos documentais que compõem a exposição ocorrida em 2013, bem como evidenciar ações empreendidas em prol da memória científica da Microbiologia. Pesquisas documentais em torno dos Anais do Instituto, publicação idealizada por Paulo de Góes, formam a dinâmica inicial do estudo e revelam uma convergência entre a Microbiologia e Biblioteconomia, por meio de uma parceria que envolve o antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), hoje IBICT e a Universidade do Brasil (UB), atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entrevistas semiestruturadas confirmam ações institucionais que propõem a organização do conhecimento do campo da Microbiologia através do sistema Filmorex. Os resultados preliminares indicam que a Biblioteca do Instituto de Microbiologia constituía, ainda, um espaço de sociabilidade, o que poderá ser evidenciado no prosseguimento da pesquisa.

Texto completo: PDF