Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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MAPAS CONCEITUAIS NA PERSPECTIVA INSTRUMENTAL DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Lucas Augusto Alves Figueiredo, Rodrigo de Sales

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


A organização do conhecimento, enquanto espaço investigativo que integra a Ciência da Informação, dedica-se fundamentalmente à organização e à representação sistemática de estruturas conceituais. Para tanto, vale-se de um conjunto composto por princípios teóricos e metodológicos, bem como por produtos gerados e instrumentos construídos. No que se refere à construção de instrumentos, aqui denominado de perspectiva instrumental da organização do conhecimento, os sistemas de organização do conhecimento se destacam como aparatos instrumentais capazes de controlar terminologias e relacionar sistematicamente conceitos. Tradicionalmente, no bojo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, as ferramentas mais conhecidas e investigadas são os sistemas de classificação, os tesauros, as taxonomias e as ontologias. Porém, os mapas conceituais, instrumentos originalmente desenvolvidos na área da Educação, podem servir a propósitos específicos da organização do conhecimento, assim, contribuir para a abordagem instrumental desta área, atuando, também, como sistemas de organização do conhecimento. A presente pesquisa, por meio de uma análise comparativa entre alguns sistemas de organização do conhecimento, visou investigar os aspectos que dizem respeito à organização do conhecimento concebida pelos mapas conceituais, de modo à verifica-los como potenciais sistemas. A análise foi pautada na literatura especializada e tomou como amparo metodológico os princípios definidos pela Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. As orientações teóricas ficaram a cargo dos postulados da Teoria Comunicativa da Terminologia de Maria Teresa Cabré, cuja abordagem está voltada à compreensão dos aspectos terminológicos a partir de linguagens efetivamente utilizadas por especialistas (abordagem comunicativa). Se por um lado os resultados revelaram algumas semelhanças e algumas diferenças entre os mapas conceituais e os sistemas, por outro, possibilitaram inferir que nesse aspecto instrumental da organização do conhecimento, os mapas conceituais podem ser utilizados (com o seu potencial educacional) como instrumentos para auxiliar a compreensão das estruturas e relações existentes entre assuntos e conceitos, bem como colaborar, por meio de seu potencial ilustrativo e visual, com a navegação e recuperação de informações em sistemas informacionais.


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