Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DO ACERVO DA BILBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA DA UNILAB
Maria de Fátima Oliveira Costa, Fatima Portela Cysne, Adriana Nobrega da Silva

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Apresenta os aspectos primordiais pertinentes à formação e desenvolvimento da coleção constituída pela biblioteca da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no sentido de mostrar a política de gestão no tocante à formação e desenvolvimento do acervo. O objetivo geral da pesquisa foi incrementar o acervo no ensejo de focar a censura na política de formação da biblioteca. Pretendeu-se também diagnosticar como foi formado o acervo, conhecer o estado geral da coleção e apontar possíveis métodos de trabalho com vistas a subsidiar a tomada de decisão quanto ao acervo e a recusa de material informacional. Como procedimento metodológico foi utilizado um estudo de caso, sendo a pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Foi aplicado um instrumento de avaliação, além da entrevista para coleta de dados. A partir dos resultados apresentados percebeu-se que, com a ausência de bibliotecário no momento de adquirir o acervo, foi seguida a indicação de cinco exemplares sugeridos nas bibliografias de três obras admitidas nos primeiros cursos instalados. Também não foram consideradas as obras básicas de referência que devem ter uma biblioteca universitária, limitando-se o acervo a critério de caráter pessoal e diferentemente da nova proposta de formação do acervo da UNILAB. O pensamento da administração superior de ser a biblioteca o coração da Universidade, alguns aspectos fundamentais precisam de maior entendimento para a BU acompanhar e dar suporte ao que a Instituição propõe a si mesma, tais como a necessidade de discutir maior participação de representante da BU nos Conselhos da Administração Superior, tendo, assim, voz e voto e, sanada tal lacuna, preencher a função no que se refere ao desenvolvimento e gestão de acervos, proposição a ser incluída na pauta do referido conselho. No tocante à censura, ela até o presente momento não foi contemplada nas decisões da gestão da BU.

Texto completo: PDF