Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIDIRECIONAL DE AUTORES VERSUS REFERÊNCIAS LITERÁRIAS
Fabio Corrêa, Fabrício Ziviani, Renata de Souza França

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

A relevância do conhecimento provoca crescentes abordagens acadêmicas em diversas áreas, elevando a complexidade na obtenção de informações em detrimento da variedade de periódicos. Neste sentido, este estudo objetivou realizar uma relação bidirecional entre autores de produções científicas versus referências literárias, de forma a revelar fontes de informação mais relacionadas ao interesse de pesquisa de autores e nortear buscas de outros pesquisadores que contemplem contextos semelhantes de pesquisa. Para tal foram realizadas análises de 346 publicações e 9.394 referências literárias oriundas de 32 periódicos com extrato A1, A2 e B1, por meio de abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo. Como resultado têm-se, no âmbito da Gestão do Conhecimento, as referências mais citadas por determinados autores, quem determinados autores mais citam, ranking de referências e autores mais utilizados, e conclui-se que as referências são, em maior número, relacionadas a publicações de décadas mais recentes em relação a data do artigo, podendo elucidar que os estudos tendem a maturidade após anos de sua publicação.

Texto completo: PDF