Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
CATÁLOGOS ON-LINE: ESTUDO DO OPAC SIGAA/BIBLIOTECA DO SISTEMOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E O AACR2
Sueleém Vieira Brito, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque

Última alteração: 2016-11-27

Resumo

A organização da informação vem sendo cada dia mais necessária, devido o crescimento constante da disseminação de informações, que também impulsiona medidas de tratamento pelos profissionais nas diversas unidades de informação, como arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus etc. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o catálogo on-line do Sistemoteca da Universidade Federal da Paraíba, que utiliza o SIGAA/módulo Biblioteca, quanto aos campos do AACR2. A metodologia utilizada na pesquisa será inicialmente proceder ao levantamento bibliográfico de fontes de interesse e relevantes a pesquisa – pesquisa teórica, posteriormente passando a prática. A abordagem quanti-qualitativa será utilizada na pesquisa, o uso da pesquisa quantitativa é pertinente porque oferece mais confiabilidade e maior clareza na análise de possíveis quadros e tabelas que poderão ser apresentados neste trabalho, assim como, a abordagem qualitativa que se propõe a esclarecer o contexto dos diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa. Quanto ao objetivo, a pesquisa se traduz em descritiva e exploratória, e também um estudo de caso. Para desenvolvimento da pesquisa, selecionamos uma coleção do Sistemoteca da UFPB, nas primeiras coletas podemos perceber que, de modo geral, as descrições estão de acordo com o que determina a padronização pelo AACR2.

Texto completo: PDF