Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ENCONTRO COM AS MEMÓRIAS LEITORAS DO BIBLIOTECÁRIO CONTADOR DE HISTÓRIAS
Laiana Ferreira de Sousa, Izabel França de Lima

Última alteração: 2016-09-15

Resumo

Este artigo apresenta parte do projeto de qualificação de uma pesquisa que visa analisar as experiências leitoras do bibliotecário, formadas ao longo de sua trajetória de vida familiar, escolar, acadêmica e profissional, avaliando se possuem relação com suas práticas enquanto contador de histórias, sobretudo nas bibliotecas públicas e escolares. Busca-se suscitar a rememoração de histórias de vida e o seu entrelace com a trajetória pessoal e profissional. Os referenciais teóricos adotados compreendem, principalmente, o campo da mediação da informação, leitura literária, oralidade e narrativas, a partir de autores como: Lajolo (2001), Zilberman (2003), Chartier (1998), Meireles (1979), Benjamin (1994), Almeida Junior (2010). Também busca a compreensão dos conceitos de memória e de suas inter-relações em Halbwachs (2006), Nora (1978), Ricoeur (2007) e Santos (2012).  Além disso, visa analisar como as ações de mediadores sociais de leitura (individuais e institucionais) podem ter contribuído para a formação literária desses profissionais. Serão apresentadas neste artigo as análises das memórias de leitura e as narrativas de um bibliotecário contador de histórias que atua numa escola particular da cidade de Fortaleza. A escolha metodológica foi a História Oral com abordagem em História Oral de Vida, utilizando-se da entrevista semiestruturada para garantir o acesso às memórias orais dos interlocutores.

Texto completo: PDF