Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO COM GESTORES DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Clebson Leandro Beserra dos Anjos, Simone Bastos Paiva

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Existe um problema na sociedade contemporânea referente ao excesso de informação que é produzida e disseminada por intermédio das tecnologias da informação e comunicação, em especial, a Internet. Nesse contexto, surge a necessidade dos bibliotecários tornarem-se competentes em informação, a fim de buscar, acessar e usar a informação de forma eficiente e eficaz, dessa forma gerenciando o fluxo crescente de informação com o intuito de criar conhecimento no âmbito da organização. A pesquisa objetiva averiguar de que modo a competência em informação dos gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de gestão da informação e gestão do conhecimento. Para tanto, realizar-se-á um estudo exploratório e descritivo, por meio de um estudo de caso. Para a coleta dos dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante, e para analisar e interpretar os dados será utilizada a análise de conteúdo. Com isso, pretende-se demonstrar a relação da competência em informação com a gestão da informação e a gestão do conhecimento, e a importância dela no que se refere ao fluxo de informação e à criação de um ambiente favorável para a geração de conhecimento no âmbito da organização.

Texto completo: PDF