Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ESTUDO DE USUÁRIOS E NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA INTERNACIONAL: PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Sueli Angélica do Amaral, Marcílio de Brito

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Destaca a participação do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação (GPMI) da Universidade de Brasília (UnB) no grupo de pesquisa internacional sobre usuários da informação criado e coordenado pelo pesquisador da Universidad Nacional Autónoma de México, durante a realização do Seminario de Usuarios de la Información: el fenómeno de las necesidades de información en diferentes comunidades. Proposto pelo coordenador, o macroprojeto internacional sobre as “Necessidades de Informação dos Alunos de Biblioteconomia no México, Espanha, Brasil e Uruguai” possibilitou a cada país representado no grupo o atendimento de suas especificidades. Relata os principais resultados obtidos no Brasil, pelo projeto “Necessidades de informação dos alunos do primeiro ano de Biblioteconomia da UnB”, desenvolvido na primeira fase do macroprojeto pelos membros do GPMI. Comenta a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa internacional desenvolvida pelo método de estudos de casos múltiplos nos quatro países, com ênfase no modelo das necessidades de informação, marco teórico da cooperação internacional, utilizado na elaboração do instrumento de coleta comum para o estudo dos alunos de Biblioteconomia como usuários da informação. O objetivo desta comunicação é valorizar os esforços acadêmicos no desenvolvimento da Ciência da Informação no Brasil, buscando compreender a complexidade dos fenômenos sociais e humanos da relação das pessoas e grupos de pessoas com a informação. Revela os resultados positivos da participação da UnB para estimular outras universidades brasileiras a participarem da pesquisa da população de alunos de Biblioteconomia no Brasil. Conclui que novas diretrizes da teoria de marketing relacionadas ao estudo dos usuários da informação podem contribuir para a sua fundamentação conceitual e teórica  como instrumentos de planejamento e gestão da informação e do conhecimento mais efetivos e adequados aos seus usuários.

Texto completo: PDF