Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE MEDIADORES CULTURAIS
Solange Maria Rodrigues Alberto, Ivete Pieruccini

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Este artigo apresenta pesquisa de mestrado em curso que trata da formação continuada de mediadores culturais em ambientes informacionais educativos envolvidos com atos e processos sobre aprender a informar-se. A definição do objeto de pesquisa considerou a experiência de formação em serviço dos quadros de profissionais da Estação do Conhecimento Einstein em Paraisópolis. A partir dos referenciais da Infoeducação, que tem como objetivos a apropriação e o protagonismo cultural, e considerando-se os efeitos provocados pelo quadro informacional contemporâneo face à profusão, midiatização, velocidade e fragmentação da informação, a pesquisa objetiva levantar e sistematizar elementos teóricos e metodológicos para a construção de um conceito de formação continuada, tendo em vista processos de mediação cultural voltados à construção de relações críticas e criativas de crianças e jovens com o universo da Informação. Trata-se de pesquisa qualitativa, a partir de análise documental - resgate histórico - de programas e ações realizadas com grupos de educadores e mediadores da Estação e coleta de depoimentos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com diferentes atores envolvidos no objeto em questão. Resultados parciais mostraram que o contexto se apresentou como campo de experimentação e investigação, a partir da construção de Redes Colaborativas - Universidade e Território, constituindo-se como locus da formação a cultura institucional e os saberes e fazeres da experiência.  O redimensionamento do papel do mediador, a partir de uma concepção de educação para o “viver junto”, atuou na “descoberta de chaves” para percepções de seu papel nas relações entre informação e atos de criação e significação do conhecimento.

 


Texto completo: PDF