Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A EXTENSÃO COMO AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Elieny do Nascimento Silva, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Esta comunicação é parte de uma pesquisa de doutorado que enfoca a responsabilidade social universitária (RSU) a partir das ações extensionistas oriundas de programas e projetos dos cursos de Biblioteconomia e suas derivações do Nordeste brasileiro, analisa as contribuições destas ações na formação cidadã do bibliotecário. Para atingir esta finalidade, formulamos os objetivos: identificar os projetos de extensão desenvolvidos nos Cursos de Biblioteconomia, a partir dos currículos lattes dos professores; mapear os docentes que desenvolvem projetos de extensão universitária; analisar a percepção dos bolsistas acerca da responsabilidade social nos programas/projetos; verificar como os Coordenadores dos programas/projetos de Extensão, trabalham a educação dos bolsistas no tocante a identidade profissional nas respectivas ações; identificar o modo como os bibliotecários desenvolvem a responsabilidade social da área em termos de intervenção social; analisar como o conceito de responsabilidade social está presente nos programa/projetos de extensão dos referidos cursos. Para tanto, identificou-se as ações extensionistas realizadas pelos referidos cursos, no período de 2012-2016. A população investigada é composta por bolsistas de extensão dos cursos de Biblioteconomia das IFES nordestinas, dos coordenadores dos programas e bibliotecários (ex-bolsitas de extensão).Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. As técnicas para coleta dos dados foram a documentação (programas e projetos) ; entrevista; questionário e observação. O quadro teórico traz autores que tratam da RSU, da extensão universitária, da responsabilidade social do bibliotecário, etc. Dentre estes destacamos: Calderón (2006); Vallaey(2006); Silva (2011); Valentin (2000); Souza (2009); Almeida Júnior (2000); Vergueiro (1990); Cysne (1993); Aquino, Garcia (2011); Freire (2001); Capurro (2003), etc. Os resultados preliminares demonstraram que ações de extensão são praticadas de forma muito tímida pelas universidades e que as mesmas carecem de mais discussão na área.

Texto completo: PDF