Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DOS BIBLIOTECÁRIOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS E NA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Marta Leandro da Mata, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


A pesquisa teve o objetivo de analisar as práticas educacionais realizadas em bibliotecas universitárias por meio da análise de trabalhos apresentados no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa e categorial dos dados, de forma a caracterizar as atividades desenvolvidas nas bibliotecas universitárias e os elementos que as constituem. Como resultados, observou-se que as nomenclaturas utilizadas e os tipos de atividades são variados; de forma geral as atividades são organizadas e ministradas por bibliotecários, e às vezes, integradas aos currículos, com existência de parceria com os professores e outros funcionários; entre os conteúdos mais abordados estão a busca e o uso das fontes de informação, a normalização documentária, bem como o uso dos recursos e serviços informacionais da biblioteca. Considera-se que atividades educacionais realizadas em bibliotecas universitárias são importantes para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de seus usuários, no que se refere às habilidades para lidar com o universo informacional.


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