Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANÁLISE DE CITAÇÕES EM TESES DA ESCOLA NACIONAL DE BOTÂNICA TROPICAL DO INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO (2008-2014)
Carla Lourenço Carneiro, Maria Simone de Menezes Alencar

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

Este trabalho é parte de projeto de pesquisa de mestrado, que visa coletar e analisar as citações presentes nas teses e dissertações defendidas no mestrado acadêmico e doutorado de Botânica Tropical da Escola Nacional de Botânica Tropical entre 2005 e 2014. A primeira etapa, referente às teses, está concluída e é o objeto desse trabalho. As citações dessas teses foram analisadas no que diz respeito à: tipologia documental, idiomas de publicação e títulos de periódicos. Foram identificadas 46 teses, que citam 4.106 referências bibliográficas, uma média de pouco mais de 89 referências por trabalho. A maior parte das citações está em periódicos, seguido dos livros como canais preferenciais de comunicação cientifica dessa comunidade. Em relação ao idioma, o mais citado foi o inglês, seguido do português. Como terceiro idioma mais citado surge o latim, muito utilizado nas descrições de plantas, na Botânica. Foram identificados 654 títulos de periódicos, onde se destacam 24, através da aplicação da Lei de Bradford. O periódico mais citado foi Rodriguésia, publicado pelo próprio Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Depois de concluído, o mapeamento da produção científica através da análise de citações pode ser aplicado para identificar as principais fontes que alimentam uma área do conhecimento, servindo como instrumento de avaliação do acervo da biblioteca da instituição.

Texto completo: PDF