Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Gabriella Domingos de Oliveira, Simone Bastos Paiva

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Em unidades de informação de natureza inclusiva nas quais a questão da acessibilidade e da inclusão (social e informacional) estão presentes, a gestão da informação poderá auxiliar na implementação de ações informacionais inclusivas. Nesse contexto, a pesquisa busca responder à seguinte questão: como as intervenções e os processos da gestão da informação podem contribuir para a acessibilidade informacional dos usuários portadores de deficiência visual? Trata-se de um projeto de pesquisa de mestrado, em andamento, que tem o objetivo de analisar dimensões da gestão da informação no processo de inclusão informacional de pessoas com deficiência visual no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na perspectiva do modelo de Choo (2011). Para tanto, será realizada uma pesquisa de campo cuja coleta de dados ocorrerá por meio de entrevista estruturada aplicada aos gestores, usuários e demais funcionários do local. As categorias iniciais de análise serão baseadas no modelo de Choo às quais serão aplicados procedimentos da análise de conteúdo. Em estudo preliminar exploratório, verificou-se que no referido laboratório é necessária uma melhoria organizacional, principalmente em relação à comunicação, uma vez que existem alguns ruídos que prejudicam tanto as demandas como a eficácia dos serviços de entrega dos materiais acessíveis aos usuários portadores de deficiência visual. Conclui-se, parcialmente, que a gestão da informação pode trazer uma importante contribuição ao processo de comunicação e aos fluxos informacionais no local.

Texto completo: PDF