Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Cleyciane Cássia Moreira Pereira, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Este artigo trata da proposta mediacional da informação para comunidades quilombolas. Essas são conceituadas, a princípio, como redutos de escravos no período colonial e nominadas atualmente de comunidades remanescentes quilombolas; caracterizam-se por elevados índices de pobrezas e exclusões sociais e, geralmente, habitados pelos descentes de negros escravizados. Nesse sentido, a pesquisa, em curso, desenvolvida no doutorado do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, tem como campo empírico a Comunidade Quilombola de Itamatatiua, Alcântara, Maranhão, cujo objetivo basilar é analisar as necessidades informacionais das Comunidades Quilombolas voltadas à otimização da produção, acesso e uso da informação pelas mulheres quilombolas. Para a condução dessa investigação, adota-se a pesquisa-ação, fazendo uso das entrevistas semi-estruturadas, da observação participante e do diário de campo como instrumentos para coleta de dados, os quais serão interpretados por meio da análise de conteúdo. Defende-se que os conceitos epistemológicos e as práxis da CI possam auxiliar essas populações pobres e marginalizadas a caminharem ao encontro da emancipação, empoderamento e desenvolvimento de competências humanas/informacionais imprescindíveis para fortalecimento da cidadania.

Texto completo: PDF