Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
MEMÓRIAS DE ENFRETAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE EMPODERAMENTO
Kaliandra de Oliveira Andrade, Izabel França de Lima

Última alteração: 2016-09-21

Resumo

apresenta os resultados finais de pesquisa de dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, concluída em março de 2016. Tem como objetivo analisar o papel do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB) na preservação das vidas das mulheres atendidas e como dispositivo de empoderamento, através das memórias – recentes ou não, relacionadas com a situação de violência doméstica e familiar vivenciada. O CRMEB é uma Política Pública da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, serviço especializado e coadjuvante no processo de acesso e uso da informação. Percebe-se o CRMEB como uma unidade informacional, que evoca através de atendimento especializado e multiprofissional as violências sofridas pelas usuárias atendidas, oportunizando que as mesmas encontrem alternativas jurídicas, sociais e psicológicas, que possam culminar na emancipação destas mulheres. Adotou-se a historia de vida como metodologia de coleta e análise de dados. Destarte, a relevância da aplicação deste estudo dar-se-á, devido o aprofundamento multidimensional do papel da informação às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, verificando, a possível relação entre a informação como dispositivo catalizador do empoderamento e a preservação de suas vidas. Os resultados apontam que as informações disseminadas pelas profissionais do serviço, impactaram positivamente as mulheres na tomada de decisão em romper com o ciclo da violência sofrido por elas, além de oportunizar a elevação da autoestima e o sentimento de liberdade.

Texto completo: PDF