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INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: A NOÇÃO DE ATITUDE
Última alteração: 2016-11-21
Resumo
O estudo trata da relação entre dispositivos de informação educativos (bibliotecas) e categorias que orientam a constituição de atitudes de interesse pelo conhecimento em crianças e jovens. A abordagem da questão decorre de indagações sobre diferentes tendências observadas no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em torno das chamadas literacias informacionais e da aprendizagem pela pesquisa, metodologia adotada com grande regularidade. No contexto nacional, preocupa-nos que a falta de compreensão que orienta programas de aprendizagens, hegemonicamente constituídos em cenários internacionais, possa levar à assimilação de modelos de mediação cultural, que visem apenas estimular a oferta e consumo de informações. Em nosso país, tais modelos correm o risco de se imporem como regra, independentemente de se tornarem inócuos ou meios de submissão cultural, disseminados via a ordem informacional dos dispositivos culturais e educativos. No bojo da reflexão, assinalamos distinções sobre noções de competência, de habilidades e de atitudes, com destaque para a última, pouca explorada, se comparada às anteriores. A formação de atitudes de interesse pelo conhecimento pressupõe sujeitos em dinâmicas experiências significativas, a partir de processos criativos de diálogo com a memória cultural, os quais articulam-se a abordagens, como as defendidas nesta pesquisa, ancoradas em novas relações entre Informação e Educação, na atualidade.
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