Última alteração: 2016-11-21
Resumo
Os arquivos, como qualquer organização necessitam manter a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários. Contudo, para manter ou adquirir qualidade é necessário um instrumento capaz de avaliar a prestação dos seus serviços. Neste artigo, tem-se como objetivo a apresentação de um método para a avaliação da qualidade em serviços de arquivos. Para tanto, são apresentados os indicadores elaborados especificamente para avaliar o ambiente dos arquivos, considerando suas particularidades na forma de produção, acúmulo e gestão da informação, associados ao modelo de Parasuraman, Zeitham e Berry (2006), o modelo dos 5 gap, o qual corresponde às lacunas na prestação dos serviços. Expõe-se, portanto, a aplicação do método proposto e seus resultados, que evidenciaram o gap 1 e o gap 5. A primeira lacuna se refere à diferença entre a expectativa do cliente e a percepção da administração quanto às suas expectativas. Já, a segunda lacuna diz respeito à diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido. Sendo assim, o estudo demonstra a viabilidade da proposta e sua contribuição ao gerenciamento dos serviços de arquivos, sobretudo à avaliação da sua qualidade.