Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
INDICADORES DE USO DE LIVROS DIGITAIS COMO SUBSÍDIOS PARA GESTÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Carolina de Souza Santana Magalhães, Isa Maria Freire

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar como as bibliotecas universitárias públicas brasileiras estão realizando a coleta e gerenciamento dos indicadores de uso dos livros digitais inseridos em suas coleções. A avaliação é uma das fases importantes no processo de gestão para tomada de decisão, fornecendo informações sobre a efetividade do produto ou serviço disponibilizado. Nessa perspectiva, procurou-se questionar se o fornecimento dos indicadores gerados pelas plataformas dos agregadores de conteúdo/editores aos requisitos relevantes para a gestão das coleções de livros digitais. A abordagem metodológica é quantitativa e qualitativa, utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário estruturado, mediado pela ferramenta survey web. Os resultados sinalizam que os indicadores são contabilizados pelos fornecedores (agregadores de conteúdo ou editores) que enviam as estatísticas de uso. Em sua maioria, as bibliotecas não possuem instrumentos próprios para avaliar o uso da coleção. A periodicidade das estatísticas na maior parte dos casos é enviada mensalmente ou e semestralmente. Portanto, o cenário evidenciado na pesquisa, demonstrou a necessidade de ampliar a investigação a respeito da avaliação dos indicadores de uso dos livros digitais para tomada de decisão.

Texto completo: PDF