Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
VOCABULÁRIO DE TERMOS LIVRES E CONTROLADOS PARA A COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Bruna Silva, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Apresenta a metodologia de construção de um vocabulário controlado. O objetivo da pesquisa é o de aprimorar a comunicação entre a Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa e o pesquisador/aluno dos cursos de Pós-Graduação ao descrever com mais propriedade temática suas teses e dissertações, fornecendo subsídios críticos para o sistema de indexação e recuperação da informação da biblioteca. Aborda a Teoria Geral da Terminologia de Wüster e a Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg, as linguagens documentárias, vocabulário controlado, garantias literária, do usuário, cultural e organizacional. Conclui-se que a implementação do vocabulário no sistema utilizado pela biblioteca, com os termos indicados pelos usuários, deve amenizar os ruídos na comunicação entre biblioteca e pesquisador e aprimorar o processo de busca e recuperação da informação.

Texto completo: PDF