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ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TECNOLOGIA DE EYE TRACKING
Última alteração: 2016-11-21
Resumo
A partir da análise heurística do website do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), levantou-se a hipótese de que o mesmo não fornecia aos usuários facilidades quanto ao encontrar as informações disponíveis no ambiente. Assim, a fim de compreender se as recomendações acerca da encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais poderiam ser identificadas no website do IFSP, elaborou-se um teste com o uso de tecnologia de rastreamento ocular denominada eye tracking. O teste, realizado com quatorze servidores da instituição, complementado pela aplicação de questionário, comprovou a hipótese levantada. Além disso, percebeu-se que o uso da tecnologia do eye tracking pode fornecer resultados significativamente precisos quando aplicada em User Experience. Observou-se também que a sobrecarga de informações em websites não favorece o processo de encontrabilidade, e que o ambiente analisado deve ser reestruturado considerando para isso as recomendações da Arquitetura da Informação, em especial, as da Encontrabilidade.
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