Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O MODELO E-SCIENCE NOS INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NANOTECNOLOGIA: EVIDÊNCIAS DE PRÁTICAS COLABORATIVAS
Valdineia Barreto Ferreira, Ana Paula de Oliveira Villalobos, Maria Aparecida Moura

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

Identificar a evidência de práticas colaborativas para inovação e produção científica nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e a repercussão da e-Science como modelo de fomento para pesquisas nesses institutos foi o objetivo deste trabalho. Buscaram-se evidências do fazer científico contemporâneo nos institutos investigados e o estudo fundamentou-se na Teoria Ator-Rede, embasamento teórico-metodológico combinado com a estratégia da triangulação metodológica obtida com a Bibliometria, Análise de Redes Sociais e Método de Survey. Conclui-se que as evidências de transitoriedade entre as práticas colaborativas tradicionais e o modelo e-Science, intensificada pela utilização dos artefatos tecnológicos contemporâneos, repercutem positivamente na produção científica como uma potencialidade para a solidificação de redes colaborativas para inovação dos pesquisadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia investigados. A política pública ensejada no modelo dos institutos revelou sinergia e conexão com os propósitos dos centros de pesquisas internacionais estruturados em torno da noção de e-Science. Contudo, a ausência explícita do conceito no âmbito das diretivas públicas brasileiras, a descontinuidade das políticas e recursos dedicados impediram a articulação científica formal entre os modelos. Todavia, apesar de o modelo e-Science não ser estruturante das práticas colaborativas para inovação entre esses pesquisadores no momento, não há impedimento de que assim venha a se tornar no futuro.

Texto completo: PDF