Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COLETA AUTOMÁTICA PARA POVOAMENTO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS: CONVERSÃO DE REGISTROS UTILIZANDO XSLT
Silvana Ap. Borsetti Gregorio Vidotti, Flavia Maria Bastos, Ana Paula Grisoto, Felipe Augusto Arakaki, Juliano Benedito Ferreira

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

A criação de repositórios digitais vem ao encontro das propostas de divulgação e aumento da visibilidade das Instituições de Pesquisa e Universidades que tem como objetivo ampliar a divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas e da sua produção junto à comunidade. O Repositório Institucional UNESP lançado em 2013, insere-se no contexto global de Universidades que tem como objetivo à disseminação e preservação de sua produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa. Como forma de solucionar o problema de povoamento de Repositórios Digitais a partir da coleta de registros das diversas fontes, este trabalho tem por objetivo apresentar os processos utilizados para a conversão de registros e reuso dos metadados de diferentes fontes de coletas de dados com base no Perfil de Aplicação de metadados adotado para inclusão de registros no Repositório Institucional UNESP. Nesse sentido, esse estudo parte do método hipotético-dedutivo que ao identificar o problema, opta por uma solução (coleta automática e uso das folhas de estilo XSLT para conversão de registros) e realizam-se testes com conjuntos de registros de diferentes fontes de dados. Por fim, foram apresentados os processos utilizados e os resultados para coleta automática no Repositório Institucional UNESP. Considera-se que a inserção de dados a partir da coleta automática, apresentou-se como uma solução para o povoamento em repositórios digitais. Concomitantemente, o uso das folhas de estilo para conversão de registros foi ratificado pelo processo apresentado resultando como um método eficiente para alimentação de dados no repositório.

Texto completo: PDF