Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
OUVIDORIA DO INSTITUTO VITAL BRAZIL: CANAL CAPAZ DE CAPTAR A PROBLEMÁTICA DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?
Cristiana Araujo Ivancko, Rosany Bochner

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

O projeto visa pesquisar a potencialidade do modelo de Ouvidoria do Instituto Vital Brazil para a saúde pública, no contexto da problemática da informação sobre assuntos relacionados a acidentes por animais peçonhentos e suas interfaces sociais. O acesso da população ao Instituto Vital Brazil, pelo canal de sua Ouvidoria, estabelece uma relação de troca de mensagens, informações e serviços sobre os acidentes por animais peçonhentos. O objetivo é analisar o modelo de Ouvidoria do Instituto Vital Brazil como canal de garantia de cidadania e produção de informação estratégica para políticas públicas de saúde. Pesquisa descritiva quali-quantitativa, com análise das demandas e identificação de casos de “eventos sentinela” como situações sinalizadoras dos problemas enfrentados pela população. O uso dessa análise será aplicado na melhoria do processo de comunicação institucional direcionado ao atendimento dos princípios do SUS e produção de conhecimento científico para fornecer subsídios de melhoria ao acesso da população às informações relacionadas a animais peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro.

Texto completo: PDF