Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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COMPETÊNCIAS DIGITAIS: COMPORTAMENTOS, PERCEPÇÕES E ATITUDES DOS DOCENTES/PESQUISADORES DOS PPGCIs – 2008 a 2012
Marynice Medeiros Matos Autran, Maria Manuel Borges

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Competências digitais se referem aos aspectos associados às formas de aprendizagem, uso, criação, avaliação e comunicação utilizando as tecnologias digitais. Esta comunicação se propõe a analisar as competências digitais dos docentes/pesquisadores dos Programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação no período 2008-2012. Diante desta proposição levantaram-se as seguintes questões: As Tecnologias de Informação e Comunicação afetam os docentes/pesquisadores, membros do ecossistema dos PPGCIs, em relação aos modos de produção, interação e comunicação da ciência? O quão esses pesquisadores estão conscientes das oportunidades e desafios colocados pelo ambiente digital? Quais as implicações para sua praxis acadêmica? Para responder a esses questionamentos, perseguiu-se os seguintes objetivos: entender como a migração do mundo impresso para o ambiente eletrônico afetou as motivações, atitudes e comportamentos dos pesquisadores dos PPGCIs; coletar evidências sobre as práticas atuais de produção, partilha e comunicação da ciência;  verificar as atitudes em relação à utilização dos aplicativos disponíveis na Web. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, utilizando a vertente quantitativa para o tratamento estatístico dos dados. Como fonte de evidência aplicou-se um questionário on-line, o qual possibilitou a coleta dos dados necessários para se alcançar os objetivos propostos e se responder às questões da investigação. O corpus de análise constituiu-se de 217 docentes/pesquisadores, efetivos e colaboradores, que se encontravam em pleno exercício nos PPGCIs até o dia 31 de dezembro de 2012. Conclui-se que, apesar de a minoria não utilizar as facilidades oferecidas pelas TICs, a grande maioria absorveu o paradigma da socialização digital, o que vem confirmar a hipótese de que a comunidade acadêmica dos PPGCIs incorporou a cultura das tecnologias digitais utilizando os pilares da Web: participação, colaboração e compartilhamento.

 


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