Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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ANÁLISE DOS MODELOS DE DADOS SKOS e BIBFRAME: novas perspectivas de representação na era dos dados interligados
Rogério Aparecido Sá Ramalho

Última alteração: 2016-11-22

Resumo


O artigo apresenta uma análise dos novos modelos de dados Simple Knowledge Organization System – SKOS e Bibliographic Framework – BIBFRAME a partir do enfoque da área de Ciência da Informação. Considerando a necessidade de uma melhor compreensão destes modelos, a pesquisa caracteriza-se como teórica e exploratória, com finalidade descritiva, objetivando analisar os modelos SKOS e BIBFRAME, descrever suas principais características e relacionar os fundamentos que norteiam sua utilização com a literatura da área de Ciência da Informação. Constatou-se que o modelo SKOS representa um avanço em relação às formas tradicionais de disponibilização de vocabulários em ambientes digitais, favorecendo que recursos conceituais possam ser referenciados a partir de aplicações baseadas em tecnologias semânticas. Verificou-se que em nível conceitual o modelo BIBIFRAME possui três Entidades principais que podem ser descritas sucintamente como: Work (Obra) representa o nível mais alto de abstração e reflete a essência conceitual do recurso catalogado; Instance (Instância) caracteriza uma manifestação e expressão de uma Obra; Item (Item) corporifica uma instância, de forma física ou virtual. Além das três Classes correspondentes às Entidades principais o BIBFRAME provê dezenas de outras Classes e Subclasses para categorizar diferentes tipologias de recursos e Propriedades para descrever os respectivos metadados. Conclui-se que os modelos SKOS e BIBIFRAME favorecem novas possibilidades no âmbito da área de Ciência da Informação, contribuindo para o aperfeiçoamento de processos de representação, organização e recuperação de informações. A crescente importância de modelos de representação fundamentados em linguagens formais, como SKOS e BIBFRAME, destaca a necessidade de fortalecimento da formação lógico-matemática no âmbito da área de Ciência da Informação, a partir da sistematização de diretrizes teórico-metodológicas que favoreçam o ensino e utilização de linguagens computacionais, principalmente XML e RDF, contribuindo para o desenvolvimento de novas competências relacionadas à identificação, modelagem e representação formal de recursos disponíveis em ambientes digitais.

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