Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O ACESSO À INFORMAÇÃO NA UFPB SOB O OLHAR E MEMÓRIAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Giulianne Monteiro Pereira, Izabel França de Lima

Última alteração: 2016-09-15

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados finais de pesquisa de Dissertação de Mestrado em Ciência da informação concluída em março de 2016, que tem como objetivo principal analisar o acesso à informação no âmbito da UFPB sob o olhar e memórias individuais/coletivas dos alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, com abordagem do tipo qualitativa, utilizando-se da técnica de shadowing e do método de História Oral Temática para coletar os dados. Apresenta um breve contexto histórico da pessoa com deficiência, os conceitos de memória individual e coletiva, informação, bem como, seu acesso e uso como direito fundamental. A análise dos dados foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo temática, onde foram extraídas e separadas as narrativas por cada eixo. Nesse artigo, apresenta-se a análise do eixo “o acesso à informação na UFPB” a fim de cumprir o objetivo deste. Conclui-se que o acesso à informação é de suma importância para que os sujeitos possam se tornar indivíduos críticos e exigentes quanto a efetivação dos seus direitos, como ainda para ter acesso ao conhecimento que lhe dá subsídios para galgar a tão sonhada formação.

Palavras-chave: Memória. Acesso à informação. Pessoa com deficiência. Inclusão social.

Texto completo: PDF